Arandela externa, como instalar?
Você já instalou uma arandela articulada a prova d’água? Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra o passo a passo para instalar uma arandela articulada para ambientes externos, além de explicar algumas características das arandelas. Então vamos lá pessoal!
Arandela articulada
A arandela é um tipo de luminária instalada nas paredes internas ou externas das residências, com a função de aproveitar a própria parede como rebatedor de luz, criando uma luz difusa e proporcionando conforto visual.
Existem diversos tipos de arandelas para várias utilizações, e uma delas é a arandela articulada! Como o seu próprio nome sugere é possível variar a sua posição, e este modelo da imagem a abaixo tem regulagem para 8 posições diferentes. Isso é bem legal porque dependendo de como for o ambiente, você pode ir mudando a posição e adequando a arandela ao ambiente.
Leia também
Uma das características principais do nosso modelo de arandela é possuir IP66, indicando que tem proteção contra fortes jatos d’água e é totalmente protegida contra penetração de poeira.
A arandela que possui proteção IP66 é apropriada para ambientes externos onde existe a possibilidade de chuva. Ela também é uma excelente opção para iluminação de áreas industriais como cabines primárias, box de lavagens e instalações frigoríficas, ou seja, onde o local esteja sujeito à umidade, pó, gases e vapores não inflamáveis.
Instalação da arandela articulada
Se você já instalou qualquer tipo de luminária articulada e teve que realizar a passagem de cabos até o receptáculo, sabe o tempo e a raiva que pode passar nesta tarefa. Pensando nisso a fabricante dessa arandela articulada já fabrica a arandela com o rabicho, então não precisa passar raiva colocando cabos no receptáculo. Outro ponto positivo é que o rabicho e todas as demais vedações são de silicone, suportam altas temperaturas e atende a norma IEC 60598.
O primeiro passo é conferir se os cabos de neutro, terra e retorno da lâmpada já estão passados no eletroduto. Em seguida basta posicionar a arandela no local que vai ser instalada e fazer a marcação de onde deve ser feita a furação. Com a marcação feita, basta fura e colocar as buchas. É muito importante que a bucha entre justa no buraco, para garantir isso você pode utilizar um martelo para finalizar o encaixe da bucha se assim for necessário.
Antes de fixar a arandela no local desejado é preciso colocar os cabos dentro da caixa de passagem da própria arandela. Depois é só rosquear o eletroduto diretamente na arandela usando uma fita veda rosca, para assim garantir o IP66 da arandela. Feito isso, agora é só fixar a arandela com parafusos nos furos, utilizando a chave de aperto adequada.
O próximo passo é realizar a conexão elétrica! Decape os cabos retorno, neutro e terra, e temos outra vantagem já que os cabos do rabicho da arandela já vêm decapados. Aproveitando a modernidade dos novos componentes elétricos, vamos utilizar um conector múltiplo para facilitar a conexão, então é só ligar neutro com neutro, retorno com retorno e terra com terra, e em seguida colocar os cabos dentro da caixa de passagem da arandela. Utilize o tampão para dar o acabamento e garantir a vedação.
Para colocar a lâmpada basta desenroscar a grade metálica e a proteção de vidro, rosquear a lâmpada no receptáculo e depois recolocar o vidro e a grade de proteção. Pronto, finalizamos a instalação da arandela articulada!
Se for necessário regular o ângulo da luminária, basta afrouxar o parafuso da articulação com a chave de fenda adequada, posicionar o ângulo desejado e depois basta apertar novamente.
Esta arandela suporta lâmpadas de 3 tamanhos, com potência de até 250W mista e 300W incandescentes. O receptáculo pode ser tanto o E-27 quanto o E-40.
Como pode observar, na instalação da arandela articulada realizamos a conexão do cabo de aterramento, mas muitos profissionais têm dúvidas sobre aterramento em circuito de iluminação. Abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica falando sobre aterramento para circuito de iluminação, vale a pena assistir!
O Mundo da Elétrica está repleto de conteúdos sobre diversos temas, continue acessando os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Qual é a cor dos Fios e Cabos da Instalação Elétrica?
Qual disjuntor usar para o chuveiro?
Lâmpada com sensor de presença, como instalar
Tomada sem aterramento elétrico, pode?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.