Chave catraca sextavada, aplicações e características!
Você já utilizou uma chave catraca? Se tem uma chave que muda o jeito de trabalhar é a chave catraca, facilita demais o trabalho. Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra como funciona e como utilizar uma chave catraca sextavada.
Chave catraca sextavada
A chave com sistema de catraca é uma das ferramentas que mais facilita a vida do profissional. No mercado existem diversos modelos de chave catraca como por exemplo, sextavada, fenda, phillip, allen etc.
Leia também
- Diagrama completo de comando manual automático!
- Capacitor de três fios – Para que serve e como funciona!
Mas o modelo mais utilizado é a chave catraca sextavada. A chave catraca sextavada é utilizada para parafusos com cabeça sextavada e o seu sistema mecânico permite que a chave gire apenas para um lado, facilitando demais o uso para aperto ou desaperto de parafusos sextavados.
Quando utilizamos uma chave sextavada comum, na hora de apertar ou desapertar é necessário ficar tirando e colocando a chave para acertar a posição de aperto. Já com a chave catraca isso não é necessário.
Vamos mostrar dois tipos de chaves catraca, a primeira é a chave catraca padrão, com o corpo em aço cromo vanádio, acabamento cromado, cabo com revestimento especial, catraca reversível, sistema de quick release e 45 dentes. Onde é possível trocar os cachimbos para tamanhos diferentes de cabeças de parafusos.
E a segunda chave sextavada é um kit de chaves sextavadas que todas chaves são de catraca e não tem a troca do cachimbo. Lembra muito uma chave sextavada comum, porém com catraca, sendo assim mais simples.
Como funciona o sistema de catraca?
Em ambos os tipos de chave catraca existe uma chave ou trava, que ao trocar a posição da trava a catraca muda sua função para apertar ou desapertar o parafuso.
Na chave catraca padrão de cachimbo basta girar a chave na parte superior escrito aperte, para travar a catraca para um lado ou para o outro.
Já no kit de chaves sextavada com catraca, basta empurrar a trava para cima ou para baixo, assim travando a catraca para um lado ou para o outro.
O sistema de catraca é mais simples do que parece, consiste uma engrenagem que roda para os dois sentidos e uma trava que impede a engrenagem de gira dependendo da posição que a trava se encontra, observe na imagem abaixo.
Este sistema que trava o giro para um lado, mas permite girar para o outro é o grande diferencial das chaves catraca.
Para realizar a troca dos cachimbos da chave catraca padrão, basta apertar o botão na parte superior da chave e retira o cachimbo. Existe uma esfera na parte de baixo que impede que o cachimbo entre ou saia e quando aperta o botão a esfera permite a retirada e o encaixe do cachimbo.
Esta característica em inglês é chamada por “quick release”, que significa solta rápido, é muito importante quando se quer realizar a troca do soquete utilizando apenas uma mão.
Chave catraca pneumática
Outro tipo de chave catraca são as pneumáticas, as ferramentas pneumáticas funcionam por meio de ar comprimido, gerado por compressores que captam o ar do ambiente de forma mecânica e aumentam sua pressão, assim transformando o ar em energia.
A utilização das ferramentas pneumáticas são mais frequentes nas indústrias, mas também podem ser usadas em trabalhos manuais simples. As ferramentas pneumáticas são utilizadas para substituir a força humana em casos onde é necessário repetição contínua de movimento.
Diminuir o tempo para realizar alguma tarefa é sempre importante e as chaves com sistema de catraca são ótimos investimento para economizar tempo. Outra ferramenta que também ajuda economizar tempo é o alicate decapador. No vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, mostramos como funciona o alicate decapador.
Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Tomada bivolt vale a pena? Vantagens e desvantagens!
Dicas de como instalar tomada dupla!
Disjuntor do padrão de entrada, como trocar?
Padrão de tomadas no Brasil é seguro?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.