Decisão, por que temos medo na tomada de decisão?
Você já se deparou com uma situação em que precisava tomar uma decisão, mas ficou nervoso demais? Essas situações acontecem muito com alguns profissionais, portanto, o Mundo da Elétrica decidiu falar neste artigo sobre tomada de decisão. Então, vamos lá pessoal!
O tema deste artigo surgiu através de uma conversa que tivemos alguns profissionais do Mundo da Elétrica e achamos que seria legal compartilhar com vocês!
Quase todo mundo fica ansioso e preocupado antes de uma tarefa importante no trabalho, antes de tomar uma decisão que pode definir o futuro da sua carreira ou até mesmo nos estudos.
Leia também
Reação em Situações Estressantes
Você certamente já ficou preocupado e ansioso prestes a tomar alguma decisão importante. Possivelmente passou horas avaliando as escolhas, opções, possibilidades e mesmo assim pode ser que não encontrou a resposta certa.
Mas saiba que não é hora de ficar preocupado, porque isso não é um problema apenas seu! Podemos dizer que grande parte dos profissionais passam ou já passaram por esta situação. O importante é sempre evoluir de uma situação para a outra, levando todos os acontecimentos como experiência.
Imagine uma entrevista de emprego, que naturalmente é um momento tenso onde muita coisa está em jogo. Ao mesmo tempo que o corpo está uma pilha de nervos, você precisa demonstrar segurança e tranquilidade, mas como fazer isso?
Na maioria dos casos nós sabemos o que fazer e o que falar, mas o excesso de pressão que colocamos em nós mesmos facilita as chances de cometermos um erro.
Uma coisa que muitos ainda não sabem é que não existe ansiedade boa, ou seja, por mais que você esteja aguardando algum momento bom, a ansiedade é um sentimento ruim e o seu corpo sente isso!
Muita gente diz que está angustiada por alguma situação que se aproxima, mas elas não imaginam que essa angústia atrapalha no autocontrole, deixa a pessoa menos calma e pode causar até a perda da lucidez. Em alguns casos, isso pode resultar em ações ou falas que tal pessoa jamais faria em sã consciência.
Então como tomar uma grande decisão?
Sabemos que nem todo mundo consegue controlar o estresse antes de uma entrevista de emprego, de uma prova importante na faculdade ou de qualquer outro momento decisivo. Porém, a primeira dica é a mais óbvia de todas, tente ficar o mais calmo(a) possível! Isso não pode ser mudado de uma hora para a outra, mas pode ser trabalhado e melhorado pouco a pouco. A dúvida é, você consegue ter paciência para ir mudando gradativamente?
Ficar mais calmo e mais confiante em situações decisivas é um sinal de que você amadureceu em vários aspectos, ou seja, vários momentos que antes tiravam o seu sono, agora são situações normais que você sabe lidar naturalmente.
O peso que as pessoas colocam naquela decisão, as vezes é muito maior do que ela realmente exige.
Quando algo deu errado com você, qual foi o seu pensamento? Será que você realmente fez uma escolha errada ou simplesmente não soube lidar após tomar a decisão? Sim, existem pessoas que tomam decisões corretas, mas não sabem administrar as situações que começam a surgir.
A troca de emprego é um ótimo exemplo disso que estamos falando! Você provavelmente já ouviu alguma pessoa se queixar que trocou de emprego e isso foi um erro, mas será que esta pessoa está encarando a mudança negativamente devido ao costume do antigo emprego ou realmente o novo trabalho não está dando certo?
Talvez esta mudança de emprego esteja sendo ótima, mas o incômodo da adaptação ou a ansiedade para apresentar bons resultados está impedindo a pessoa de enxergar essa realidade.
Nessas situações podemos dar uma outra dica! Saiba separar as coisas e colocar cada situação no seu devido lugar. A resposta impulsiva quase sempre é um erro que pode levar à alguma perda grande.
Dicas para preparação emocional!
Veja abaixo algumas dicas de como se preparar emocionalmente para tomar boas decisões:
- Pense em todas as alternativas
- Planeje todas as execuções das suas ideias
- Pense constantemente em coisas positivas
- Busque se capacitar ao máximo
- Experimente técnicas de relaxamento
- Anote todas as ideias e organize-as por escrito
- Converse com as pessoas sobre o tema
- Observe como as pessoas agem nesta situação, absorva os pontos positivos e elimine os erros em comum
- Evite pensar demais no fracasso, pois ele pode se tornar o foco principal das suas ações
- Busque hábitos saudáveis que reduza o estresse natural do cotidiano
Se você sentir que não consegue melhorar, mesmo tentando todas as dicas passadas, uma solução pode ser buscar a ajuda de um psicoterapeuta. Não pense que é dinheiro jogado fora, porque em grande parte dos casos este profissional vai abrir portas para você e te mostrar erros que você jamais conseguiria descobrir sozinho.
Nessa conversa com os profissionais do Mundo da Elétrica, ouvimos uma frase que é muito importante: nunca deixe um fracasso ser o princípio de uma nova atitude!
Jamais tome uma atitude diferente do que acredita porque algo não deu certo, ou pior ainda, não deixe o fracasso mudar a sua personalidade! Saiba filtrar os erros e aprender com eles, porque quando uma situação similar aparecer, você já saberá o que fazer.
E para finalizar, deixaremos mais uma frase que retiramos desta conversa: Se o caminho é difícil para as pessoas que frequentemente dizem “eu consigo”, imagine para quem vive dizendo “eu não consigo”? Pense, reflita e comece a agir imediatamente!
A fim de atiçar a sua curiosidade e mostrar como ela pode acelerar o seu aprendizado, veja o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica juntamente com o Manual do Mundo!
Depois de assistir o vídeo, compartilhe este artigo e diga o que você achou! Se quiser deixar alguma pergunta ou conselho que complemente a nossa conversa, fique à vontade para deixar o seu comentário, poderemos até fazer outro artigo sobre o tema.
E caso queira continuar aprendendo e vendo conteúdos exclusivos do Mundo da Elétrica, é só continuar no nosso site e nos seguir nas redes sociais!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Como identificar e evitar o curto-circuito?
Eletricista: como é a carreira?
Tudo sobre a tomada 20 amperes e tomada 10 amperes!
O que é tomada TUG? Quais são os tipos de tomadas?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.