Disjuntor, como escolher usando um alicate amperímetro?
Como garantir que o disjuntor escolhido é o ideal para aquela instalação elétrica? Aqui no site já falamos bastante sobre o dimensionamento dos disjuntores, mas ainda recebemos várias dúvidas dos nossos seguidores. Neste artigo o Mundo da Elétrica vai falar sobre o dimensionamento dos disjuntores usando um alicate amperímetro. Então, vamos lá pessoal!
Como falamos, a gente recebe muitas dúvidas e estamos sempre buscando uma maneira interessante de respondê-las! Este artigo visa responder o nosso seguidor, que nos perguntou se tem como fazer o cálculo para a escolha do disjuntor através da medição de um alicate amperímetro. A resposta é sim, mas alguns cuidados devem ser tomados, além de observar algumas características importantes dos disjuntores!
Leia também
Alicate amperímetro
O alicate amperímetro é um aparelho que mede a corrente elétrica dos aparelhos e circuitos, e como o disjuntor deve ser dimensionado de acordo com a corrente elétrica, o amperímetro se torna uma ferramenta muito importante! Até aí tudo perfeito, mas a primeira coisa que devemos levar em consideração é a corrente máxima de um equipamento.
Uma geladeira por exemplo, tem vários níveis de temperatura, e em cada nível o aparelho vai solicitar mais ou menos potência da rede elétrica. Sabendo disso, devemos levar em consideração que a corrente vai variar à medida que a potência do aparelho varia.
Portanto, sempre devemos medir e considerar a maior corrente elétrica para dimensionar corretamente o disjuntor. Em circuitos que vão ter mais de um aparelho, devemos considerar a medição da corrente máxima de todos os aparelhos.
Também deve ser considerado um percentual a mais na corrente do disjuntor, para servir como margem de segurança. Antes que você fique na dúvida sobre qual seria essa margem, já vamos informar que é algo em torno de 10%, que estão relacionadas com as possíveis variações de tensão na rede, aquecimento dos cabos e etc.
Para facilitar o seu entendimento siga este exemplo! Uma geladeira grande que geralmente consome 600W em uma tensão de 127V, normalmente tem uma medição máxima de corrente em torno de 4,72A. Quando aplicamos os 10% de tolerância, a gente tem uma corrente de aproximadamente 5,19A, ou seja, para o nosso exemplo podemos usar um disjuntor de 6A ou o mais próximo disso, arredondando sempre para mais.
Como escolher os disjuntores?
O que a gente citou aqui é um exemplo simples, mas se você quiser se aprofundar mesmo no conhecimento sobre o dimensionamento dos disjuntores, você precisa aprender sobre o levantamento das cargas do circuito de acordo com potência elétrica descrita em manual ou tabela específica das concessionárias.
Também deve observar a curva do disjuntor de acordo com o tipo de carga. No caso de um aparelho que tem pico de corrente na partida, o certo é utilizar os disjuntores com curvas corretas, senão você vai ter problemas com o disjuntor desarmando toda vez que o aparelho é ligado. Devemos também saber diferenciar os circuitos TUG de uso geral e TUE de uso especial.
Alguns assuntos são complexos demais e não têm como a gente ensinar em apenas um vídeo ou artigo. Por isso, sempre indicamos que continue assistindo os vídeos e lendo os artigos do Mundo da Elétrica.
Corrente elétrica total da casa
Dentre as várias dúvidas que recebemos sobre medição de corrente, a maioria está relacionada com a medição da corrente total de uma residência. No canal do Mundo da Elétrica tem um vídeo com o passo a passo completo, chegou a hora de assistir e acabar de vez com essas dúvidas. Aproveite para se inscrever no canal e deixar o like!
Caso você não saiba, estamos produzindo conteúdos inéditos toda semana, então tem muito material de estudo para você se capacitar cada vez mais. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que nós iremos responder.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
O que acontece ao ligar um aparelho de 127V em uma rede elétrica de 220V?
Derivar cabos no disjuntor, é permitido?
Corrente de Curto-Circuito! O que é? Como Calcular?
Aparelhos 110v ou 220v! Como descobrir?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.