Fita isolante, fita auto fusão e outras dicas para fazer emenda de fio nas instalações elétricas!
Qual é a melhor forma de isolar uma emenda? Você conhece mais de uma forma de isolação? Neste artigo do Mundo da Elétrica você vai aprender qual tipo de isolação deve ser usada em cada situação. Então, vamos lá pessoal!
Toda vez que nós fazemos vídeos e artigos sobre isolação aqui no canal, diversas dúvidas são enviadas, e para responder todas elas de uma só vez, o Mundo da Elétrica fez este TOP 5 sobre isolação!
Fita Isolante
A primeira opção é a já conhecida, fita isolante! E se você acha que toda fita isolante é igual, pode ter certeza que não são. Há diferença não só nas marcas e modelos, como também nas categorias, limites de tensão, tamanhos, dentre outros fatores.
Leia também
O primeiro detalhe importante que vamos mostrar é a tensão que a fita suporta, e na embalagem da fita você encontra essa informação. No exemplo da imagem abaixo, a fita pode isolar até 750 volts!
Além disso, também existe diferença na espessura e no limite de temperatura.
- A fita básica tem uma espessura de 0,13 mm, suportando uma temperatura de até 70 graus.
- A fita intermediária tem uma espessura de 0,15 mm, suportando uma temperatura de até 80 graus.
- A fita profissional tem uma espessura de 0,18 mm, suportando uma temperatura de até 90 graus.
Resistência Mecânica
Fazendo o teste da resistência mecânica também é possível analisar a memória elástica!
Caso você não saiba, a memória elástica é a capacidade que a fita tem para voltar ao formato original depois de ser esticada. Já a resistência mecânica é justamente a resistência que a fita oferece ao ser esticada.
- A fita básica tem uma resistência baixa, mas quando esticada, ela retorna normalmente ao formato original.
- A fita intermediária tem uma resistência um pouco maior, e também retorna ao formato original sem problemas quando é esticada.
- A fita profissional tem uma resistência muito maior, e retorna rapidamente ao formato original.
Agora que você já sabe como escolher a fita isolante correta, vamos te explicar como usá-la na hora de fazer a isolação!
Como Isolar com a Fita Isolante
Fizemos a demonstração com uma emenda de prolongamento. Para começar, você deve colocar a fita isolante na diagonal e um pouco antes do início da emenda.
Ao enrolar, você deve esticar a fita isolante e passar uma parte por cima da camada anterior. Isso é fundamental para garantir a boa isolação!
Ao chegar no final, você deve virar a fita e fazer outra camada, sempre esticando a fita. Nós aconselhamos fazer três camadas, para garantir a isolação adequada.
Fita Isolante Líquida
A segunda opção é a fita isolante líquida, um material que muitas pessoas não conhecem!
Ela tem a função de isolar e impermeabilizar as conexões elétricas. Esse modelo da imagem abaixo, por exemplo, oferece uma isolação de até 6.500 volts!
Ela geralmente é usada em conexões ao ar livre, instalações subterrâneas ou em locais úmidos! A sua aplicação é bem simples, basta usar o pincel da própria embalagem para passar o líquido isolante na emenda.
Observe bem se toda a emenda foi devidamente coberta, depois é só aguardar a secagem que dura aproximadamente 24 horas. Veja abaixo como ficou o resultado final, o acabamento é realmente muito interessante!
Fita de Auto Fusão
A terceira opção é a fita de auto fusão, que tem características específicas bem interessantes! Além de garantir a isolação, ela oferece proteção mecânica, proteção térmica e proteção contra umidade.
Para aplicar a fita, basta você retirar a película protetora que ela tem. Jamais faça a isolação sem retirar a película! Como essa fita não tem cola, a sua fixação acontece com ela se fundindo. Então, você deve esticar bem ao aplicar a fita, porque quando ela tentar voltar ao formato original ela vai se fundir.
Se atente a fazer várias camadas sobrepostas, e sempre esticando a fita! Dependendo do modelo e aplicação, a fita de auto fusão pode isolar até 69 mil volts.
Depois é só complementar com a fita isolante, que é uma orientação do fabricante. Isso ajuda na proteção e isolação, principalmente quando a emenda vai ficar exposta ao sol.
Tubo Termo Retrátil
A quarta opção é o tubo termo retrátil, que é muito comum na isolação em ambientes industriais. O tubo é muito usado justamente por garantir uma emenda sem riscos de fuga de corrente ou acidentes elétricos!
Este componente pode ser chamado por vários nomes: Tubo termo contrátil, espaguete termo contrátil, tubo termo retrátil ou espaguete termo retrátil. A primeira informação importante sobre ele é que existe tubo termo retrátil adesivado e não adesivado.
Tubo Termo Contrátil Adesivado
O termo contrátil adesivado geralmente é utilizado em ambientes externos como por exemplo:
- Cabeamento de piscina
- Antena de TV a cabo
- Cozinha industrial
- Ambientes sujeitos à poeira ou umidade
Existem vários modelos no mercado! Os mais simples são para tensão de até 1.000V, mas existem outros modelos especiais para tensão entre 10 e 35 mil volts!
Aplicação
A sua aplicação é muito simples! Com a emenda pronta, é só posicionar o tubo em cima da emenda. Este componente precisa ser aquecido para realizar a emenda, um soprador térmico é indicado, mas pode ser usada outra ferramenta que aqueça o tubo.
Ao esquentar o tubo, você vai perceber que a parte que foi exposta ao calor contrai e fica totalmente moldada no cabo.Veja na imagem abaixo como a isolação fica muito bem feita no final do processo!
Conectores
A quinta e última opção são os conectores de derivação. Aqui no site e no canal do Mundo da Elétrica nós já fizemos muitos conteúdos só sobre conectores. Se ainda não viu, vale a pena conferir.
Alguns conectores também têm a função de isolação como por exemplo, o conector de conexão automática, o conector de porcelana, o conector múltiplo e o conector de torção! O uso desses conectores é extremamente simples e prático!
Conector de Conexão Automática
No conector de conexão automática, basta você usar a medida disponível na lateral do conector para medir a parte do cabo que vai ser decapada.
Em seguida, é só encaixar os cabos nos bornes e fechar a trava. Este conector tem uma capacidade de isolação de até 300V, sendo rápido e prático!
Conector de Porcelana
O conector de porcelana é uma das ótimas opções para a instalação elétrica do chuveiro.
Basta você usar uma chave de fenda para desapertar os parafusos, encaixar os cabos nos bornes e em seguida apertar novamente os parafusos. Este conector tem uma capacidade de isolação de até 600V.
Conector Múltiplo
O conector múltiplo é ótimo para derivação ou emenda. Este conector é muito usado em conexões entre painel e carga, como no caso da imagem abaixo, onde foi usado para realizar o fechamento de um motor monofásico.
Neste conector também é necessário usar uma chave de fenda para desapertar os parafusos, encaixando os cabos nos bornes e logo em seguida apertando novamente. Este conector tem uma capacidade de isolação de até 380V.
Conector de Torção
Por último temos o conector de torção, que sem dúvidas é o mais simples de se usar!
Estes conectores podem ser usados em emendas de tomadas, caixas de passagem, emenda para luminárias e ventiladores de teto por exemplo!
As cores diferentes têm uma função, elas indicam a bitola e a corrente máxima para cada conector.
- O cinza é para bitola entre 0,8 e 2,5 mm², suportando até 21 A
- O azul é para bitola entre 0,8 e 4,5 mm², suportando até 28 A
- O laranja é para bitola entre 1,5 e 6 mm², suportando até 36 A
- O amarelo é para bitola entre 2,5 e 6 mm², suportando até 36 A
- O vermelho é para bitola entre 4,5 e 17 mm², suportando até 68 A
Entenda que a bitola corresponde à soma dos dois cabos. Então, em uma emenda de um cabo de 1,5 mm² com um cabo de 2,5mm², você deve usar um conector para bitola de 4 mm².
Como dissemos, a conexão é muito simples! É só você decapar os cabos, unir as pontas, inserir no conector e depois torcer até ficar bem firme.
Respeitando a capacidade máxima de cada componente, você vai conseguir uma isolação eficiente e que garanta a segurança adequada para a sua instalação elétrica.
Isolamento ou Isolação?
Entre os profissionais da área da elétrica, existe uma grande discussão sobre qual destes dois termos está correto. Portanto, decidimos trazer o conceito de cada um e explicar a diferença deles, apesar de parecerem iguais!
- Isolação: Este termo é referente à camada isolante que um condutor ou cabo possui. Ex: A isolação deste cabo foi feita corretamente.
- Isolamento: Este termo é referente à performance de um determinado isolante. Condiz com a característica, melhor ou pior, de um material. Ex: Este condutor oferece um bom isolamento.
Ou seja, apesar de parecidos, estes termos têm significados diferentes, sendo o isolamento uma característica da isolação.
Quer aprender mais sobre cabos e as suas características? Então, veja aqui embaixo o vídeo do Mundo da Elétrica sobre cabos de média tensão! O seu like e a inscrição são muito importantes para nós!
Ficou ainda alguma dúvida? É só deixar aqui embaixo para saber a resposta! Não se esqueça de acompanhar as nossas redes sociais e se quiser aprender mais, é só continuar no site do Mundo da Elétrica!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Curto-circuito ou sobrecarga? 300A no cabo
O que é um conector split bolt?
Como escolher o fio certo para suas tomadas elétricas?
Como fazer emenda em cabo de rede?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.