IDR e DDR, como diferenciar cada um?
Sabemos que a maioria das casas do Brasil não estão com a instalação elétrica conforme a norma NBR 5410! Isso é muito grave porque a norma recomenda diversos dispositivos de proteção dos equipamentos e dos usuários. Entre esses dispositivos de proteção estão o IDR e DDR.
Como é muito comum ver casas sem essas proteções, muitas pessoas não sabem diferenciar um IDR de um DDR, por isso fizemos uma enquete nas nossas redes sociais que causou muita controvérsia e dúvida entre os nossos seguidores.
A enquete perguntava qual era o nome do componente da imagem, sendo que as opções eram IDR, DPS e DDR. Muitas pessoas responderam que era IDR, outras DDR e teve até pessoas falando que era DPS. Realmente pela imagem mostrada na enquete fica muito difícil saber qual é resposta certa.
Leia também
Pensando nisso resolvemos criar este artigo falando como diferenciar um IDR, um DDR e um DPS.
O que é DPS?
De todas opções, o DPS podemos excluir de cara! Observe na imagem abaixo que o DPS não tem a alavanca para poder fazer o desligamento do circuito, e o componente da enquete tem. Caso não saiba, o DPS é um dispositivo de proteção contra surtos elétricos, muito importante para proteger os equipamentos eletrônicos e elétricos, evitando com que eles estraguem.
Os surtos elétricos acontecem devido a vários fatores como por exemplo, partidas de grandes motores, descargas atmosféricas que atingem redes elétricas e outras anomalias que podem ocorrer nas instalações elétricas.
Sendo assim, sobraram as duas opções que foram as mais votadas da enquete, IDR e DDR. Vários seguidores falaram que o IDR e o DDR são esteticamente iguais, e realmente podemos nos confundir olhando apenas a foto, mas é importante saber que o IDR e o DDR tem atuações diferentes!
Como funciona um IDR e DDR?
O interruptor diferencial residual que é representado pelas siglas IDR ou DR, atua somente em casos de fuga de corrente, e não de curto-circuito e sobrecarga. Por isso ele é usado para proteção de pessoas contra choques elétricos.
O disjuntor diferencial residual que é representado pela sigla DDR, atua em casos de curto-circuito e sobrecarga, além da fuga de corrente elétrica.
Em uma instalação onde temos um disjuntor e em seguida um IDR, quando ocorre uma fuga de corrente elétrica o IDR desarma, e o disjuntor continua em funcionamento. Se nessa mesma instalação acontece um curto-circuito as coisas mudam, somente o disjuntor desarma e o IDR continua armado. Tirando o IDR do circuito, em caso de fuga de corrente o disjuntor continua em pleno funcionamento, não protegendo contra a fuga de corrente elétrica.
Já o DDR em uma instalação elétrica vai desarmar tanto quando acontecer uma fuga de corrente elétrica, quando em caso de curto-circuito. O funcionamento não tem muito segredo, mas como diferenciar um IDR do DDR apenas olhando esteticamente?
Diferença estética entre IDR e DDR
Atualmente quando as casas estão conforme a norma NBR 5410 é mais comum ver nas instalações elétricas o IDR, DDR e um disjuntor acoplado com IDR. O mais fácil de identificar é o disjuntor acoplado com IDR, geralmente ele é maior e bem visível a sua divisão entre disjuntor e IDR.
Quando temos um IDR e DDR já complica um pouco para identificar a diferença entre eles! Porém, a primeira coisa que diferencia um IDR do DDR é a curva de disparo. Observe na imagem abaixo que no IDR tem descrito somente a corrente elétrica dele que é 40A, e no DDR tem descrito a curva do disjuntor que é C, além da corrente elétrica que ele suporta de 63A.
Outro ponto que podemos observar é o diagrama ilustrado no IDR, nele não é possível identificar a parte do diagrama responsável pelo disjuntor. Quando olhamos o diagrama ilustrado no DDR, é possível ver a parte do diagrama que é responsável pelo disjuntor. No caso do disjuntor acoplado com IDR isso é ainda mais visível, onde podemos ver o diagrama do disjuntor e do IDR.
Quando a forma de construção e tecnologia, a maioria dos IDR são do tipo magnético e a maioria dos DDR são do tipo eletrônico. Os produtos eletromagnéticos têm estrutura complexa, forte capacidade anti-interferência, sem fonte de alimentação auxiliar e alta confiabilidade. Já os produtos eletrônicos têm forte resistência ao choque mecânico e desempenho de alto rendimento.
Bom, esperamos ter respondido a dúvida. Pela imagem usada na enquete, tanto o IDR quanto o DDR seriam respostas corretas. Vamos deixar um vídeo do canal Mundo da Elétrica com uma aula completa sobre DR, IDR e DDR, vale a pena assistir para se capacitar ainda mais!
Caso tenha ficado alguma dúvida, pode comentar aqui sem medo porque te responderemos ou faremos um artigo sobre o tema! Aqui no site e nas redes sociais do Mundo da Elétrica postamos conteúdos diariamente! Muito obrigado pela sua atenção, nunca esqueça que conhecimento é poder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
DPS – Principais dúvidas respondidas!
Curto-circuito ou Sobrecarga? Veja a diferença!
DPS – Disjuntor de proteção, como escolher!
Aterramento para o DR, quando devo usar?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.