Lâmpada de LED palito ou lâmpada halógena palito, qual é melhor?
Você conhece a lâmpada de LED palito? E a lâmpada Halógena palito? Sabe qual é melhor? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar a diferença entre estes tipos de lâmpadas, falando principalmente sobre a eficiência e gasto energético. Então, vamos lá pessoal!
Estes tipos de lâmpadas não precisam de drive externo, e como as duas lâmpadas têm a mesma base de encaixe, que é a R7S, é possível substituir uma pela outra! A lâmpada halógena não precisa de drive porque é do estilo incandescente, já a lâmpada de LED tem o drive interno. Sendo assim, basta encaixar na luminária e pronto!
Leia também
Lâmpada Halógena Palito
Essa lâmpada halógena da imagem abaixo é a famosa lâmpada palito! Ela é muito usada em holofotes para a iluminação de áreas externas. A lâmpada halógena palito é um dos tipos de lâmpadas incandescentes, onde o seu filamento é de tungstênio.
Porém, ao contrário da lâmpada convencional, a Lâmpada Halógena Palito possui internamente um gás que ajuda a potencializar o seu brilho e aumentar a sua eficiência, que é justamente um gás do tipo halógeno.
Você talvez esteja se perguntando como isso acontece, e a resposta é bem simples! Com o aumento da temperatura, o gás halógeno interage com o tungstênio e aumenta o brilho da lâmpada.
Lâmpada de LED Palito
Nesta outra imagem temos a lâmpada de LED palito, que funciona através das pequenas fitas de LED de alto brilho.
Lâmpadas: Índice de Reprodução de Cor
A lâmpada halógena palito tem um Índice de Reprodução de Cor – IRC de 100%, enquanto a lâmpada de LED palito tem apenas 80%, mas o que isso significa? Isso indica que a lâmpada halógena palito apresenta uma luz mais real, fazendo com que ela seja muito utilizada em estúdios fotográficos e como iluminação para cinemas.
Lâmpadas: Preço de mercado
Outra grande vantagem da lâmpada halógena palito é ter um custo mais baixo em relação à lâmpada de LED palito. Talvez você não saiba, mas o preço da halógena palito pode ser até 6 vezes mais barato que a de LED palito.
Lâmpadas: Eficiência energética
A lâmpada de LED palito sem dúvidas é mais eficiente que a lâmpada halógena palito! Enquanto a lâmpada de LED palito ilumina 84lm por watt de potência, a lâmpada halógena palito ilumina apenas 12lm por watt.
Observe bem este exemplo da imagem abaixo! Na lâmpada de LED de 5W de potência, temos um fluxo luminoso de 420 lumens, já na lâmpada halógena palito de 150W, o fluxo luminoso é de apenas 1800 lumens. Se os mesmos 150W fossem empregados em uma lâmpada de LED palito, a potência luminosa seria de 12600 lumens.
Lâmpadas: Utilidade
Uma outra vantagem interessante da lâmpada de LED palito é ser bivolt, ou seja, ela pode ser ligada tanto em 127V quanto em 220V sem o risco de queimar.
Lâmpadas: Aumento da temperatura
Usando um termômetro, fizemos um teste que você pode ver na sequência! Observe que a lâmpada halógena atingiu uma temperatura de aproximadamente 65°.
Enquanto isso, a temperatura medida na lâmpada de LED palito foi de aproximadamente 31°.
Como a lâmpada de LED palito aquece muito menos que a lâmpada halógena, isso também é um ponto importante para ser considerado, porque isso influencia em vários fatores como por exemplo, o gasto energético.
Como falamos, a lâmpada halógena esquenta muito, e como o seu revestimento é feito em quartzo e não em vidro, não podemos encostar a mão com resíduos de gordura no revestimento da lâmpada.
Se isso não for respeitado, ela pode ser danificada. Portanto, ao manusear este tipo de lâmpada, o aconselhado é usar luvas ou tocar apenas na parte cerâmica da lâmpada.
Tipos de lâmpadas
Sabemos que existem diversos tipos de lâmpadas e iluminação, justamente porque a área da eletricidade é muito extensa. Por isso, sempre informamos sobre a importância de estudar e conhecer sobre as novidades da iluminação no mercado.
Se quiser aprender um pouco mais sobre a lâmpada de LED dimerizável, vamos deixar abaixo um vídeo do Mundo da Elétrica que fala sobre o tema, vale a pena assistir para se capacitar ainda mais!
Continue acessando o nosso site e as nossas redes sociais. Quanto mais investir nos conhecimentos adquiridos, maior será o seu retorno e as oportunidades no mercado de trabalho.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Quadro de iluminação – Como instalar e características!
RGB e Temperatura de Cor para Iluminação? Aprenda sobre Luminotécnica!
Óleo isolante, testes de isolação!
Dimmer digital, saiba como instalar!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.