MEI tem vantagens? Benefícios de ter um CNPJ
Você sabe como garantir os seus direitos trabalhistas prestando serviços como autônomo? O autônomo pode emitir nota fiscal? Essas são duas perguntas muito comuns sobre o trabalho autônomo!
Pensando nisso, o Mundo da Elétrica fez esse artigo para te falar sobre os benefícios de ser MEI e o que é necessário para fazer o cadastro como um Microempreendedor Individual. Então, vamos lá pessoal!
MEI: O que é?
O Mundo da Elétrica sempre se preocupa em trazer um conteúdo que ajude os profissionais a crescerem cada vez mais na sua carreira profissional. Por isso nós vamos falar sobre o MEI que com certeza vai te ajudar! Mas afinal, o que é MEI?
Leia também
MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, que é um profissional que trabalha por conta própria! Essa condição é um registro oficializado pelo governo, e tem o objetivo de formalizar a situação de quem trabalha por conta própria ou como autônomo.
Ao fazer o cadastro como MEI, o profissional começa a pagar uma contribuição mensal que é destinada para o INSS. É uma porcentagem relativamente pequena do salário mínimo.
MEI: Quais são as Vantagens?
Se tornar um Microempreendedor individual é sem dúvidas muito benéfico para quem possui uma microempresa ou um pequeno empreendimento!
Você vai ter vantagens que nem todas as empresas de maior porte possuem como por exemplo, ter impostos reduzidos. Além disso, você também pode ter muitos outros benefícios como:
- Possuir CNPJ
- Poder emitir nota fiscal
- Ter 01 empregado registrado
- Receber aposentadoria por idade
- Ter direito ao salário-maternidade
- Possuir cobertura previdenciária para você e sua família, além de muitos outros benefícios
Calma que não para por aí! Estas vantagens podem te ajudar em vários outros aspectos.
Com o CNPJ, você pode ter mais facilidade para fazer a abertura de contas em bancos, conseguir empréstimo para o seu negócio e ainda obter taxas de juros bem menores.
Se você também tem aquele ajudante que nunca te deixa na mão, é mais um motivo para você se tornar MEI, porque ao se cadastrar como microempreendedor, você também pode garantir os benefícios do seu ajudante.
Quando o cliente que está te contratando vê que mesmo como autônomo você faz a emissão das notas fiscais dos seus serviços, ele vai perceber que você garante o que faz. Isso certamente vai ser um diferencial.
A nota fiscal é importante, porque nela consta se você forneceu o material para o cliente, onde e quando o consumidor adquiriu o produto. Além de comprovar a garantia da mercadoria, informando o seu tipo, série, modelo, marca e valor.
MEI: Requisitos
Ok, são muitas vantagens, mas quais são os requisitos para se cadastrar? Não são critérios muito rigorosos, mas são obrigatórios! Para conseguir ser um MEI, você precisa basicamente de:
- Ter no mínimo 18 anos de idade
- Se enquadrar em uma das atividades permitidas para ser MEI
- Não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa ou sociedade
- Possuir no máximo 1 empregado para ser contratado
Também é importante destacar que para ser MEI, o seu faturamento anual deve ser um valor abaixo do limite estipulado. Para conferir este valor limite, basta acessar o site do Portal do Empreendedor. Além dessa, lá você pode ver todas as demais informações.
Para ser um profissional de sucesso é necessário muito mais do que saber fazer determinado trabalho! Se você é um profissional do Mundo da Elétrica e quer saber como obter sucesso na sua profissão, vamos deixar um vídeo do nosso canal para te ajudar. Não se esqueça de curtir o vídeo e de se inscrever no canal, pois com certeza este vídeo vai te ajudar!
Quer continuar aprendendo sobre elétrica? É simples! Continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica que sempre tem conteúdos novos e interessantes que vão aumentar o seu conhecimento. Nos siga nas nossas redes sociais também para ver conteúdos exclusivos, e não se esqueça de nos ajudar compartilhando este artigo!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Curto-circuito ou sobrecarga? 300A no cabo
Curso para eletricista, qual escolher?
O que é telerruptor e onde usar?
Garantia do serviço, devo oferecer ou não?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.