O que é boia elétrica e como funciona?
A boia elétrica é um dispositivo que poucas pessoas conhecem, mas que é de grande utilidade, usada para diversas aplicações. Sabendo da importância para o profissional da elétrica conhecer este dispositivo, o Mundo da Elétrica desenvolveu este conteúdo que explica o que é boia elétrica, como funciona uma boia elétrica e como instalar a boia elétrica, vamos lá pessoal!
Boia elétrica: O que é?
A boia elétrica é basicamente um sensor de nível, que atua como uma chave automática. Quando a boia identifica que o nível do líquido está baixo, ela envia um comando para que a bomba hidráulica seja acionada, porém a boia desliga instantaneamente quando a situação é inversa.
Leia também
Também conhecida como eletro boia, a boia elétrica é muito utilizada em poços, tanques, fontes, bombas de porão, em projetos residenciais, comerciais, industriais, entre outros aplicações.
Boia elétrica: Para que serve?
A função da boia elétrica é basicamente proteger e controlar a bomba hidráulica, assim controlando o nível de líquido no reservatório. Ao identificar que o reservatório está abaixo do nível que foi a boia foi configurada, imediatamente o sinal de saída emitido pela bomba é processado e ações são executadas como por exemplo, bombear o líquido de um reservatório para outro, até atingir o nível desejado. Dessa forma o bombeamento do líquido só será interrompido quando o reservatório estiver cheio, ou seja, quando a boia elétrica identificar este nível alto e abrir o contato.
Boia elétrica: Como instalar?
Antes de iniciar a instalação elétrica da boia é preciso destacar que os seus cabos podem ficar em contato direto com a água, portanto é fundamental que os cabos ficarem muito bem isolados. Neste caso indicamos você fazer a isolação dos cabos, primeiro com a fita de auto fusão e em seguida com a fita isolante. Isso serve para evitar a umidade e consequentemente, minimiza os riscos de oxidação que poderia causar vários problemas como curto-circuito por exemplo.
As boias contêm três cabos, que são eles, normalmente fechado (NF), normalmente aberto (NA) e o terceiro que é o cabo comum entre os NA e NF. Graças à essas características da boia elétrica, torna a instalação deste sistema relativamente simples! Para facilitar o entendimento de como é feito a instalação da boia elétrica, podemos comparar o seu esquema de ligação com o esquema de ligação de uma lâmpada. A diferença é que estamos acionando uma bomba hidráulica através de um contator e uma boia elétrica.
Como instalar: Passo a passo
Iremos ensinar como fazer a instalação de uma boia elétrica para o controle de nível de um reservatório. Agora vamos para o passo a passo!
Primeiro ligamos um dos cabos da bomba direto no condutor da fase R da rede elétrica. O segundo cabo da bomba que é o comum, conectamos ao A1 do contator. Em seguida devemos ligar o condutor de neutro ao borne A2 do contator.
Para ligar a bomba é bem simples, basta usar os contatos de carga do contator em série com a bomba hidráulica. Sendo assim, vamos ligar ao borne 1/L1 do contator o primeiro condutor de fase (R). Ligamos a fase da bomba hidráulica ao borne 2/ T1 do contator. Agora conectamos ao borne 3/L2 o outro condutor de fase (S). Por último é só conectar o outro condutor de fase da bomba no borne 4/T2 do contator. Abaixo temos um esquema elétrico que exemplifica muito bem esta ligação.
É importante destacar que a boia elétrica suporta acionar cargas relativamente maiores como por exemplo, até 16 A. Por isso recomendamos o uso de um contator para acionar cargas que possuem um fluxo de corrente superior ao suportado pela boia, pois a boia não suporta fazer este acionamento direto. Portanto leia sempre o as características técnicas da bomba para poder fazer a instalação adequada.
Funcionamento do circuito
Como foi mencionado anteriormente a boia funcionará como um interruptor, permitido ou não a alimentação do contator. De acordo com a ligação feita, a boia permite energizar o contator para gerar uma diferença de potencial sobre os terminais da bomba hidráulica e permitir a passagem da corrente elétrica, ou seja, quando o contator é acionado seus contatos comutam e a bomba é energizada.
Essa comutação ocorre em duas situações distintas, quando o reservatório está cheio ou vazio. Exemplificando, quando o nível do fluido reduzir a boia fecha o contato, alimenta o contator, e o mantem energizado até que o nível da caixa alcance o nível superior. Isto é, no momento que o nível é alcançado a chave abre e desliga a bomba.
Além da boia elétrica que mostramos existem os sensores de nível. Eles detectam o nível através do movimento dos flutuadores, que produzem um sinal magnético, enviado ao sensor. Abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica que explica como é feito o controle de nível de dois reservatórios, usando sensores de nível e um relé de nível.
Encerramos mais um artigo, esperamos ter ajudado em relação ao funcionamento de uma chave boia e como instalar. Para saber muito mais do assunto, visite outros artigos e o canal Mundo da Elétrica, onde você vai encontrar diversos conteúdos sobre sensores de nível, chave boia, controle de nível dos reservatórios e muito mais! Se tiver ficado alguma dúvida ou curiosidade, deixe nos comentários que iremos responder.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Sensor de presença em várias lâmpadas, como ligar?
Curto-circuito ou Sobrecarga? Veja a diferença!
Lâmpada com sensor de presença, como instalar
Bomba D’água – Tipos de Bombas e Como Dimensionar!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.